Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Raças - o gato persa



Até meados do século XVI não se conhecia a existência de gatos de pêlo longo na Europa. Os primeiros antepassados documentados do persa vieram da pérsia, importados para Itália, no ano de 1620, pela mão de Pietro della Valle e, quase na mesma época, Nicholas-Claude Fabre Peiresc importou-os para a França, provenientes da Turquia, provavelmente do tipo Angorá branco. Estes gatos foram muito apreciados pela aristocracia europeia. Luís XV possuía um persa Angorá branco.
Na primeira metade do século XIX, alguns gatos criados em Itália e introduzidos em França foram cruzados com gatos persa de origem turca. No fim do século XIX, o persa foi aperfeiçoado segundo os padrões, por Harrison Weir. A constituição entroncada originária ainda é uma marca essencial da raça, embora outras características tenha sido alteradas.
A primeira descrição precisa da raça aparece no famoso livro de história natural de Georges Louis Leclerc Buffon (1707-1788). Em 1871, Harrison Weir organizou a primeira exposição de felinos no Palácio Cristal, em Londres, onde participaram a rainha Vitória (2 exemplares azuis) e o Príncipe de Gales (posteriormente Eduardo VII) como patrocinador fornecendo um prémio especial.
CARACTERÍSTICAS
Descrição Geral:
A cabeça deve ser redonda e muito maciça, com caixa craniana muito ampla e larga. O rosto deve ser redondo, com expressão doce. As mandíbulas devem ser fortes e poderosas, com bochechas cheias e proeminentes e a oclusão deve ser perfeita. O nariz pequeno deve ser quase tão largo quanto comprido, com um stop bem definido entre os olhos. Os olhos devem ser grandes, expressivos e redondos e colocados distantes um do outro; com a cor em conformidade com a cor da pelagem, dá-se preferência a cores mais ricas e profundas.
As orelhas são bastante pequenas e devem estar colocadas baixas na cabeça, acompanhando o contorno redondo. O peito deve ser profundo; igualmente maciço entre os ombros e as ancas com um abdómen curto e arredondado e costas rectas. A cauda deve ser curta e carregada em um ângulo mais baixo do que as costas, mas nunca curva ou a arrastar no chão. Vistos de frente, as pernas devem ser curtas e rectas, perpendiculares à largura do peito, realçando a aparência robusta. O gato deve ser firme ao toque, sem, no entanto, ser gordo. A aparência geral deve ser a de um gato bem equilibrado e balanceado, o conjunto dando a impressão de robustez e poder. A pelagem deve ser cheia de vida. Deve ser longa em todo o corpo, inclusive na altura dos ombros. O colar deve ser imenso e continuar em uma profunda franja entre as patas dianteiras. Variações sazonais de pelagem devem ser consideradas.
Deve apresentar excelente saúde e boa tonicidade muscular. Todas as partes do corpo devem estar bem proporcionadas.
Peso: 3.5 a 7kg.
Cabeça
Formato: redonda, larga, abobadada.
Tamanho: médio a grande, proporcional ao corpo.
Perfil: pequeno, nariz achatado, stop definido entre os olhos. Testa, nariz e queixo na mesma linha recta.
Nariz: curto e largo (tipado), com um stop evidente.
Crânio: redondo, amplamente largo.
Bochechas: cheias e proeminentes.
Mandíbulas: largas e poderosas.
Queixo: forte, cheio, bem desenvolvido; perfeitamente encaixado e proporcionado em relação ao rosto.
Expressão: doce.
Olhos
Formato: redondos.
Tamanho: grandes, cheios.
Colocação: colocados distantes um do outro.
Cor: Brilhante e profunda. De acordo com a cor do manto: ouro a cobre para todas as cores, verde para o chinchila e azul para a variante colourpoint e também branco.
Orelhas
Formato: pequenas, arredondadas na ponta, espaçadas, com tufos de pêlo no interior.
Tamanho: pequenas.
Colocação: colocadas distantes uma da outra, seguindo o contorno da cabeça.
Pescoço
Comprimento: curto e forte.
Tamanho: grosso, bastante musculoso e poderoso.
Corpo
Formato: cobby: médio, maciço, firme, bastante redondo.
Tamanho: médio a largo.
Ossatura: robusta, grande e em proporção com o corpo.
Musculatura: firme e bem desenvolvida.
Costas: curtas e planas.
Patas: curtas e robustas, tufos de pêlo entre os dedos.
Cauda: curta, e bem proporcionada ao corpo, bastante peluda formando um penacho, a cauda do persa é normalmente baixa.
Pelagem
Comprimento: longa.
Textura: macia e sedosa.
Considerações Gerais: deve ser densa e brilhante, colar farto (10 a 20 cm). Deve-se levar em conta variações sazonais
Cores: todas as cores são aceites (consulte as cores do gato)
Defeitos
Cabeça: longa ou estreita; longo nariz romano, focinho fraco, prognatismo inferior ou superior severos, deformidades na mordida.
Assimetria: já que a natureza nunca cria uma estrutura absolutamente simétrica, deve ser aceita uma estrutura de cabeça obviamente assimétrica (boca nariz ou outros elementos tortos ou descentrados). Eventuais assimetrias devem ser penalizadas de acordo com a gravidade do problema.
Olhos: pequenos, colocados obliquamente ou demasiadamente próximos; cor pálida.
Orelhas: grandes, pontudas; demasiadamente inclinadas, oblíquas à cabeça ou colocadas demasiadamente próximas.
Corpo: peito estreito, costas longas, flancos achatados; pescoço longo e delgado; cauda desproporcionadamente longa; pernas longas, leves ou arqueadas; pés ovais ou dedos separados; tônus muscular debilitado e fraco.
TEMPERAMENTO
Os gatos Persa são dóceis, meigos, observadores, preferindo uma casa com ambiente seguro e tranquilo. Mas nada impede que este felino se adapte à residências mais barulhentas e movimentadas.
Tudo o que ele precisa é muito carinho e confiança. Adapta-se perfeitamente à solidão e a uma vida de apartamento. Na verdade o seu pêlo não está preparado para a rua. É bastante dado ao seu dono, adapta-se bem a pessoas, crianças, outros gatos e outros animais. Face a estranhos pode mostrar-se mais distante, mas calmo.
Crescimento
Atinge a puberdade bastante tarde, mais ou menos aos 12 meses (altura em que a gata tem o primeiro cio e o gato começa a interessar-se por gatas, podendo marcar território). A maturidade chega aos dois anos. As gatas costumam ter partos difíceis e com baixo número de crias.
Problemas de Saúde típicos: os gatos mais apurados com um nariz muito achatado têm olhos continuamente lacrimejantes. Anomalias na dentição. O tamanho da cabeça das crias pode provocar problemas no parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário