Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

A toxoplasmose nos gatos

Mulheres grávidas, não se desfaçam de seus gatos de estimação por medo da toxoplasmose. 

Antes de começarmos a tratar deste assunto tão polêmico, vamos passar por algumas definições. A toxoplasmose é uma zoonose, ou seja, trata-se de uma doença transmitida aos homens pelos animais. Ela é causada por um protozoário chamado toxoplasma gondii e ocorre em uma grande variedade de animais de produção ou de estimação, como aves, bois, ovelhas, porcos, cabras, gatos, cães, animais silvestres e a maioria dos animais vertebrados terrestres. Esses animais podem se infectar através da ingestão de outros animais já contaminados pelo toxoplasma gondii, no contato direto com a terra contaminada ou pela ingestão de água contaminada. Com exceção do gato, os outros animais não eliminam o parasita para o ambiente. Isto é, após a contaminação, o parasita passa por um ciclo de vida no organismo do animal, até que esse organismo desenvolva imunidade e o parasita, em uma forma latente, aloje-se nos músculos desse animal. Ali podem permanecer por muitos anos. No tocante aos gatos, eles se contaminam principalmente pela ingestão de pequenos animais ou insetos como ratos, lagartixas, pássaros ou carne crua de animais que já estejam contaminados. O mito sobre essa doença, ao redor dos gatos, existe porque os felinos são os únicos animais que eliminam os ovos (oocistos) desse parasita para o ambiente. Isso se dá através das fezes. Porém, para que as fezes se tornem contaminantes, devem permanecer em contato com o ar por um período de cinco dias. Os gatos portadores da toxoplasmose só eliminam fezes contaminadas por uma vez, durante um período de até duas semanas. Após esse período adquirem imunidade e, em geral, não voltam mais a eliminar os ovos nas fezes, mesmo se forem recontaminados. Somente em casos de queda da imunidade geral do felino eles podem voltar a excretar fezes contaminadas. Porém, durante uma segunda infecção, o número de ovos excretados é muito menor do que na primeira infecção.
A maioria dos gatos que caçam, ou seja, vivem livres, são freqüentemente expostos ao toxoplasma gondii, mantendo-se, portanto, imunes. Ou seja: de tanto conviver com a doença, eles adquirem imunidade contra ela. 

Texto extraído do site www.adoteumgatinho.org.br e do livro "Deixe um gato surpreender você" - Yara Rocca, Instinto Editorial,  2007.    

Acesse também o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário