Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

AS DEZ PRINCIPAIS RAZÕES QUE LEVAM O SEU GATINHO A ERRAR A CAIXINHA DE AREIA


1 – O GATO NÃO É CASTRADO
Gatos não castrados têm necessidade de marcar território por meio da urina. Assim, se o seu gatinho ou gatinha ainda não é castrado, providencie isso imediatamente!

2 – A CAIXA DE AREIA ESTÁ SUJA
Como já dissemos aqui, os gatos evitam usar uma caixinha de areia que está suja. O xixi e o côo devem ser retirados,no mínimo, 1 vez por dia. Tente aumentar a freqüência da limpeza da caixinha e veja se há algum resultado.

3 – A QUANTIDADE DE CAIXAS DE AREIA É INSUFICIENTE
Nem todos os gatos topam dividir a caixinha de areia. Se você tem mais de um gato, experimente acrescentar uma outra caixinha, para verificar se é esse o problema. 

4 - A CAIXA DE AREIA É INADEQUADA
Pode ser que a caixa de areia seja muita pequena para o seu gato, e ele se sente desconfortável nela. Gatos precisam de uma caixa em que haja espaço suficiente para girar e escavar. Invista numa caixa de areia maior. 

5 – O GRANULADO É INADEQUADO
Há gatos que detestam areias perfumadas. Outros gatos detestam sílica. Tente mudar o tipo de granulado que você usa, até encontrar um que agrade o seu bichano.

6 – A CAIXA DE AREIA ESTÁ NUM LOCAL BARULHENTO OU DE DIFÍCIL ACESSO
Evite colocar a caixinha de areia ao lado da máquina de lavar roupa, ou ao lado de objetos que façam muito barulho e que possam assustar o seu gato quando ele estiver no “banheiro”. Além disso, nem todos os gatos gostam de subir ou descer escadas para fazer xixi. Experimente mudar o local da caixinha de areia.

7 – A CAIXINHA DE AREIA ESTÁ MUITO PRÓXIMO DA COMIDA
Evite deixar os potes de comida e a caixinha de areia no mesmo cômodo. Se isso não for possível, coloque-os em paredes opostas, nunca lado a lado.

8 – O CHEIRO DOS PRODUTOS DE LIMPEZA ESTÁ MUITO FORTE
Gatos podem evitar a caixinha se sentirem nela o cheiro de desinfetantes ou de outros produtos de limpeza. Assim, não se esqueça de enxaguar bem a caixinha de areia, para retirar os vestígios dos produtos usados na lavagem.

9 – HOUVE ALGUMA MUDANÇA RECENTE NA ROTINA DA CASA
A chegada de um novo gato ou de uma nova pessoa na casa podem ser bastantes estressantes para o seu gatinho. Por estar nervoso, o gatinho pode fazer xixi fora do lugar. Tente dar mais atenção ao seu bichano. 

10 – O GATO ESTÁ COM ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE
Como não podem falar, alguns gatinhos começam a fazer xixi fora do lugar para avisar a seus donos que estão sentindo dor ou que alguma coisa não vai bem. Ele pode estar com uma infecção urinária, por exemplo. Portanto, se você não conseguir identificar a causa do xixi fora do lugar, leve o seu gatinho a um veterinário e reporte o problema, para que ele possa verificar se está tudo bem com a saúde do seu bichano.

Fonte: Facebook 


Nenhum comentário:

Postar um comentário