Independentes, amorosos, sensuais
e elegantes. Essas são as quatro palavras usadas por donos de gatos para
classificar seus bichanos, segundo estudo feito pelo instituto americano
Blackwell Scientific Publications.
E há cada vez mais amantes de
felinos no Brasil. A população de gatos em 2010 era de 18,5 milhões ante 17 mi
em 2009, mostram dados da Anfalpet (Associação Nacional dos Fabricantes de
Produtos para Animais de Estimação). O aumento de quase 9% -- 3.9% de cães no
mesmo período -- abre espaço para que o nicho seja explorado.
"Nos últimos dez anos, os
produtos [para gatos] vendidos em nossas lojas tiveram aumento de
aproximadamente 50%", relata Carla Storino, analista de marketing da
Cobasi, rede de lojas voltada para o mercado pet.
Storino reforça que, atualmente,
20% do que a rede oferta tem como foco os bichanos. Com o novo cenário, foram
criados corredores exclusivos.
Na Mars, fabricante da linha
Whiskas, a linha de alimentos para felinos é de cerca de um terço da produção
total da divisão de cuidados para animais, segundo Bianca Sabatino,
representante da marca.
Já Fernanda Marques, gerente de
produto da Royal Canin, detalha que 12% da produção da companhia vai para as
tigelas dos gatos.
A razão para o crescimento do
interesse em gatos, segundo os entrevistados, é a verticalização dos grandes
centros, somado ao estilo de vida do homem urbano faz com ele opte por uma
mascote menos trabalhosa e mais independente.
"Costumo dizer que o gato é
o pet do século 21, e que deixou os muros e telhados para habitar os lares dos
brasileiros. Ele veio para ficar", avalia Marques.
Fonte: Folha UOL
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